Como Limpar as Plantas e Flores Artificiais?

Sala decorada com arranjo floral de orquideas brancas

Você quer limpar suas plantas e flores artificiais e não sabe por onde começar? Nesse blog vamos te ensinar como cuidar de suas plantas artificiais e quais os produtos adequados para manter suas plantas permanentes com aparência natural e bonita por mais tempo.

As folhas, as pétalas e até o caule de plantas e flores artificiais tendem a perder seu brilho com o tempo, à medida que a poeira se acumula sobre ela. Embora possa parecer uma tarefa tediosa, limpar suas plantas permanentes é mais conveniente e acessível do que comprar novas. Portanto, se você não sabe por onde começar, siga estas dicas de limpeza testadas pela Nature Flores

Dicas e Conselhos para ter Plantas Artificiais Limpas

Cozinha decorada com plantas e arbustos

Note que quando se trata de manutenção e limpeza de plantas artificiais, esteja preparado para remover o pó, sujeira e manchas quando necessário. Lembre-se que certas áreas da sua casa tendem a juntar mais poeira e gordura do que outras. Por exemplo, a prateleira superior de uma estante é quase sempre coberta de poeira e o armário da cozinha com gordura. Portanto, se você planeja decorar prateleiras altas com flores ou folhagens artificiais, precisará fazer uma manutenção periódica de suas plantas para conservá-las bonitas.

Como Limpar as Árvores e Folhagens Artificiais

É recomendável limpar as folhas de sua Árvore Permanente com frequência, para evitar que o acúmulo de pó e sujeira danifiquem a planta. Embora uma limpeza profunda não seja sempre necessária, a cada poucas semanas recomenda-se passar um espanador ou pincel para remover a poeira. Lembre-se de começar com a parte superior da planta até chegar à parte inferior.

Se sua planta ou árvore artificial estiver com marcas ou manchas sobre elas ou com alguma camada de sujeira teimosa, use um pano úmido e macio para limpá-la. Antes de usar água em suas plantas, limpe uma pequena parte da folha com o pano úmido e observe o local para qualquer desbotamento. Não mergulhe o pano em nenhuma solução de limpeza ou produto químico agressivo que faça com que a cor da planta e das flores desbote. Somente água deve ser usada para fins de limpeza leve. 

Para plantas que precisem de uma limpeza profunda, use um frasco de spray com uma mistura de 50/50 de água e vinagre branco e uma gota de detergente de louça e borrife nas folhas. Use um pano macio ou toalha de papel para seca-las. 

Se possível posicione novamente as folhas e pétalas que caíram durante o processo. Durante a limpeza tenha cuidado com o vaso e o acabamento usado. 

Como Limpar as Flores Artificiais 

Flores Artificiais requerem uma abordagem um pouco diferente na limpeza. Isso devido à delicadeza das flores e corantes usados. Você deve começar com um espanador limpo ou secador de cabelo, sem aquecer, para remover o pó superficial. O segundo passo na limpeza mais comum, é a técnica de colocar meia xícara de sal em um saco plástico com as flores e agitar suavemente. O sal atua como abrasivo para remover o pó das flores. 

Se as flores estão manchadas, teste a solução usada para árvores artificiais. Use um frasco de spray com uma mistura de 50/50 de água e vinagre branco e uma gota de detergente de louça e borrife nas flores, usando uma pano limpo e macio para seca-las. Antes de usar água em suas plantas, limpe uma pequena parte da flor com um pano úmido e observe o local para qualquer desbotamento.

Por fim, para manchas amareladas e mais difíceis de remover, a maneira mais eficaz é encher metade de uma bacia com água morna e adicionar duas colheres de sabão neutro. Coloque as flores de molho por uns minutos e enxágüe delicadamente com água fria, deixando secar sobre um pano macio.  

Dando Brilho às Plantas Artificiais 

Depois de remover a poeira e sujeira, se você deseja polir as folhagens de plástico para torná-las brilhantes, coloque algumas gotas de azeite ou lustra móveis em um pano macio e passe cuidadosamente o pano sobre a planta repetidamente. Gire o pano para uma área seca e esfregue a planta novamente para remover totalmente todo o excesso de produto.

É incrível o quanto uma planta pode fazer seu espaço ficar mais bonito e aconchegante, melhor ainda é conseguir isso sem ter que se lembrar de regar as plantas, podar ou se preocupar com a iluminação adequada. Mas se você tem dúvida qual é o material mais adequado, Poliéster, Plástico, Seda, Silicone, “Toque Real”?… Diante de tantas opções, é fácil ficar confuso. Entretanto, não depois de ler este artigo dos principais materiais e suas diferenças.

Pronto para decorar sua casa com belas plantas permanentes? A Nature Flores te ajuda a decorar sua casa, loja ou escritório. Navegue na loja virtual ou entre em contato conosco no WhatsApp (11)97532-6418. Nossa equipe está pronta para te ajudar em suas compras online. 

Você tem alguma dica sobre como limpar plantas artificiais? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta